segunda-feira, 9 de maio de 2011

Minha lida de boêmio...

Minha lida de boêmio... começa já ao pôr-do-sol,
logo no início dos dias guardados para descanso!
Nos outros dias, sempre abstêmio, aguardamos com ânsia
pelo labor disputado por vários e invejado por tantos!
Compartilhado com muitos!...

Dura lida! Tendo como companhia o sabor do licor da cevada!
Oh cruel, como é, esta vida! Escraviza sem comiseração
o pobre cidadão, tão surrado e suado pelos anos a fio
à estrónia dedicados, com o apoio do tabaco e do alcatrão.
Amargos, logo passado o efeito ébrio
e da partida da esperada labuta.

Oh, vida de escravidão, misturada com paixão
pelo prazer da sensação do brilho dormente
dos lábios, dos dedos, ouvidos e pálpebras,
que fecham-se lentamente, enquanto reviram
as vísceras, indignadas com a vida de farrista.

Vida vadia, vida querida, vida corrida...
Eterna busca pela fermentação, já nos servia Ninkazi
Oh, Deusa suméria, data de 4.000 anos a tua adoração.
Quem sou eu pobre mortal, servo devoto da nobre sabedoria,
Conhecida e concebida logo após uns bons goles da tal bebida.

Oh, companheiros de jornada...vamos dar a última virada
da enorme taça, no mesmo ritual da décima quinta saideira,
pois já cá estou a falar asneira aos pobres ouvidos
que só ouvem zumbidos dos irmãos esquecidos
e reencontrados a cada boêmia labuta.

Fiéis vadios, tão fiéis quanto eu ao encontro semanal
De mais uma rodada da deliciosa cevada!
Encerro então minha tão esperada e largada
lida da vida, lida do boêmio, voltando a amargorosa
vida de abstêmio, a aguardar a próxima troca de turno,
para então retornar à feliz e dedicada vida
à tal lida de boêmia.

Novamente encontrar, espero, os amigos de infância,
só conhecidos por mim na fase adulta,
durante a dita labuta já citada e cultuada desde o início dos dias.
Dias de ébrio, dias de prazer, dias de boêmio,
que encerram-se ao amanhecer!

Despeço-me da ébria felicidade
e retorno à sobriedade da hipócrita
e chata sociedade que faz
essa vida tão sofrida, que é a realidade!

Flávio Augusto Albuquerque

(Homenagem ao meu amigo Edney. Grande Irmão de coração, um verdadeiro Super Gêmeo!)

Nenhum comentário: