sábado, 23 de abril de 2011

"Quando eu crescer..."



Eu quero saber como eu vou ser quando crescer!
Será que eu irei ficar careca igual ao vovô?
Ou será que eu vou ficar com o cabelo mudando de cor,
igual ao do meu pai?!

Tem dias que o cabelo dele está bem escuro...
ai vai clareando até ficar com alguns cabelos brancos,
e depois fica escuro de novo!

Mas eu já sei como ele muda a cor do cabelo!
é só ele lavar o cabelo com um xampu que minha mãe usa!
É sim! É de verdade!
Eu já vi minha mãe usando este mesmo xampu!
Ou será que é minha mãe que usa o xampu do meu pai?
Ah, sei lá eu! Eu que não vou perguntar! Eles brigam comigo, eu acho!

E seu eu lavar o meu cabelo com este xampu?
Será que ele vai ficar todo branco, igual ao do tio?
Eu chamo de tio, mas ele não é tio mesmo não, sabe?
É que ele ensina na minha sala, lá na escola!
Quer dizer, onde eu estudo!
Porque eu sou muito novo ainda para ter uma escola!

Ah, mas também quando eu crescer,
não vou querer ser professor!
Nem vou querer saber mais de estudar!
Eu já sei de tudo mesmo...
é só a gente pintar a letra "a",
que é uma bolinha com uma perninha!
Mas a perninha tem que ser para baixo!
Se for com a perninha para cima aí o "a" vira um "o".

Uma vez, uma vez, uma vez ele brigou com o Julinho,
foi sim! Brigou! Apagou e mandou ele fazer de novo.
Também, bem feito! O Julinho é um bobo!
Não sabe nem fazer um "a"!
Eu não. Eu já sei, e o tio nem briga comigo para eu fazer de novo!

Será que meu pai empresta o xampu mágico,
que escurece e clareia o cabelo, para o tio?
Eu vou perguntar depois, porque daí eu faço uma surpresa
para ele! Ele vai ficar feliz, eu acho!
Aí ele toma banho e fica novo de novo!

E se ele ficar careca, igual ao meu avô Manoel,
que tem a cabeça bem lisinha...
Por que será que o vô ainda tem sobrancelha?
Será que ele esqueceu de mandar o cabelo crescer?!

Eu que não sou bobo nem nada,
vou mandar o meu cabelo crescer bem muito!
Cresce cabelo! Cresce cabelo!
Mas não é para crescer muitão não,
senão fica cabelo de menina.

Ahhh... E como é ser gente grande?
Sabia que quero ser astronauta!?
Só para andar na lua!
Eu quero morar lá, na lua, no Céu!
Aqui está muito perigoso!
Minha mãe sempre fala,
e eu vi no jornal da tv!

Tem bandido, tem matador, tem ladrão,
e minha mãe disse que tem o 'velho do saco' também!
Ele leva embora as crianças para fazer mingau!
É sim! Minha mãe falou que é!

Será que o 'velho do saco' é careca?
Eu acho que sim! E ele deve ser bem bem bem, mas bem feio!
Então! É por isso que eu quero morar na lua! Lá não tem 'velho do saco'
Lá não tem matador, não tem ladrão... nada disso!
Ih... Mas e agora? Lá também não tem minha mãe,
nem meu pai, E nem meu cachorro Snoopy...

Ah, já sei! Quando eu for, eu levo eles no foguete comigo!
Pronto! Resolvido.
E lá eles podem ficar com a cor do cabelo que quiserem!
Podem até ficar sem cabelo...
hihihi... vai ser engraçado
ver meu pai e minha mãe sem cabelo! hahahaha
Eles vão ficar igual a mim, agora, não é?
Assim, sem cabelo!

Mas o médico disse que quando eu sair daqui,
o meu cabelo vai crescer de novo!
Por isso que eu tenho que lembrar de mandar ele crescer!
Cresce cabelo! Cresce cabelo!

Uuuui... lá vem a mulher de branco!
Fica quieto, senão ela vai te ver!
shhh... fica quieto!...
Pronto ela já foi!

A minha mãe está chorando de novo! Eu não entendo.
Eu acho que essa mulher que vem aqui,
toda de branco, ela briga com minha mãe!
Porque toda vez que ela vem no meu quarto
aqui no hospital, a minha mãe fica chorando...

O meu quarto lá de casa é bem mais legal!
Tem vários brinquedos lá!
Você quer ir lá na minha casa num outro dia?
No dia que eu sair daqui, ai você vai lá comigo!?

Eu acho que o médico já está terminando de cuidar de mim!
Outro dia eu ouvi ele falando para meus pais...
não lembro o que, mas era alguma coisa terminal!
Então se é terminal, está perto de terminar, não é?
Aí a gente vai lá para minha casa e você brinca comigo!

(...)

Ow moço, o senhor segura minha mão enquanto eu durmo?
Eles não deixam mais meus pais entrarem aqui! Só o senhor
e os médicos e as moças! Será que é porque vocês estão de branco?

Moço, eu estou com muito sono.
O senhor segura bem forte minha mão
e depois me acorda daqui a pouco?
Ah, eu acho que esse reloginho aqui do lado quebrou!
Ele não está mais fazendo barulho... somente um "tuuuuuuuuuuuuuuuu"...

(...)

Que engraçado, moço. Eu estou sonhando, é?
Eu estou com cabelo de novo, olha!
E estou vestindo branco também, igual ao senhor e os médicos!
Por que tem tanta gente em cima daquele menino?
Ele tem um relógio de luz verde igual ao meu, olha.
E está quebrado também!

Como assim ir embora? E meus pais?
Ah é uma surpresa?
Mas eu vou ver meus pais de novo, não é?
O senhor vai me levar em um parque?
Com muitas crianças para eu brincar? Oba!
Mas olha, o senhor tem que prometer
que vai avisar aos meus pais, ta bom?

Agora eu vou poder brincar com os outros meninos.
Não aguentava mais tanto remédio!
Estava ficando chato já!
Mas e o senhor não vem brincar também?
Ah, já sei! Vai buscar mais crianças para o parque, né?!
Acertei?! Então está certo!
Mas não esquece de falar para meus pais que eu estou aqui!
Diz a eles que eu estou bem, e que estou muito feliz!
Ah, e que estou com cabelos de novo!

Acho que o médico acertou mesmo!
Ele disse 'não sei o que lá' terminal!
Está vendo? E terminou mesmo!
Agora estou curado!

Bom, eu vou brincar agora, tá?
Vou brincar de corrida!
Vamos ver quem chega primeiro!
Tchau, moço! Até um dia, na Lua!




Flávio Augusto Albuquerque

Nenhum comentário: