quinta-feira, 7 de abril de 2011

Acaso por acaso


Estava aqui divagando sobre o nada,

quando um dos meus botões me fez uma pergunta:


"Existe acaso? Qual a motivação de criar as coisas e deixá-las soltas,

ao léu...? Será mesmo que as coisas foram criadas para ficarem ao dispor

da própria sorte? Deixar as coisas acontecerem sem um por quê, e

simplesmente aguardar para 'ver no que vai dar'?!"


Ora! Mas que botão atrevido! Esta pergunta me tirou aqui

da inércia de meus pensamentos... quando fico parado,

olhando o tempo. Deixando que os passamentos vagueiem

por onde queiram... presente, passado, idéias para o futuro...

Agora desta vez ele deixou-me intrigado!


Estaria o pequenino botão correto, ao questionar a ordem da

espontaneidade de fatos casuais? Seríamos nós mesmo capazes

da façanha de 'mudar' o dito acaso e fazer nosso caminho por nossas escolhas,

conscientes e programados... tudo de acordo com aquilo que imaginamos?

Ou será que "as coisas só acontecem quando têm que acontecer? E elas

simplesmente acontecem por acaso, e pode ou não coincidir

com o que programamos? Em outras palavras: Existe destino? Ou existe acaso?

Um anula o outro?


Fui então ler... li os filósofos gregos, busquei explicações na bíblia,

fui para obras de filósofos modernos, budismo... nenhum me garantia uma

resposta concreta sobre esta dúvida...


E agora?

O que eu direi ao insolente botão, que me pôs esta dúvida na cabeça e agora fica calado?


Bom, algumas culturas acreditam no "maktub"... aquilo que está escrito!

Corra para um lado, corra para outro... ambos irão levar o sujeito para o

mesmo lugar, tal como fora "escrito"... e não há como fugir desse "destino"!


Outras culturas acreditam no total "livre arbitrio" do ser humano, e a idéia de

ir e vir, que tem-se codificada em livros e livros, é cultuada fortemente

no Ocidente, em boa parte!


Mas ainda não cheguei a uma conclusão satisfatória. No final restou somente a dúvida!

Quem já não passou por uma situação e pensou "Poxa, por acaso eu encontro com aquela

pessoa. Parece até que estávamos destinados a nos encontrar naquela hora, e local!"


Poxa! Agora piorou! o 'acaso' unido 'ao destino', que estaria escrito!

O que fazer então?


Pus-me novamente a meditar sobre o assunto... agora pensando em mim,

Nas minhas próprias experiências de vida...


Queimando os miolos de tanto pensar no assunto,


veio até mim uma teoria... acho que bem ponderável,

modestamente.


Eu acho que as "coisas" devem funcionar mais ou menos assim:

Temos o livre arbítrio que nos permite escolher diferentes caminhos,

caminhos que nos levam a diferentes "escolhas", e estas escolhas...

cada uma leva a um outro caminho e estes podem ou não ter

"subdivisões"... e cada subdivisão leva a um ponto final!


É! acho que é por aí... agora já posso voltar cá com meus botões e explicar...!

ihhh...shhh....o botãozinho encrenqueiro caiu no sono! Acho melhor eu também ir...

Afinal... amanhã tenho diversos caminhos a escolher e trilhar por eles!

Espero escolher os certos! Senão, as consequencias dessas escolhas,

essas sim, com certeza virão! Cedo ou tarde!


E devemos estar prontos para assumir as consequencias dessas escolhas!


(Flávio Augusto Albuquerque)

Um comentário:

Tulinho Beat disse...

Acredito no destino, mas também na força da vontade (a força da atração).