sexta-feira, 8 de abril de 2011

Apenas Besteiras...

Hoje resolvi escrever sobre besteiras... nada sério demais, ou profundo... que faça as pessoas pensarem e repensarem na sua vida e em suas atitudes... apenas "besteiras"...


Por exemplo... a própria palavra "besteira"... alguém já pensou em seus significados? Segundo meu amigo "Aurélio", bes.tei.ra.. significa asneira, bobagem, coisa tola.


Hummm... asneira, seriam atitudes de asno, de burro; bobagem, agir igual a um 'bobo', a um tolo; logo... um tolo comete tolices. Mas eu vou mais adiante! E até faço um desafio ao amigo "Aurélio"... seria possível mesmo reduzir a palavra "besteira" a um "mínimo múltiplo comum", e fazer com que todos aceitem de forma unanime o significado real de "besteira"?


Vejamos...: para mim, besteira pode ser realmente uma tolice, uma bobagem. Mas você que está lendo pode pegar a 'minha besteira' e fazer dela um desastre universal, uma hecatombe nuclear universal! Algo sem tamanho mensurável! Ou pode acontecer o contrário, e aquela besteira sua me causar o pior sentimento de derrota que alguém possa sentir!


Então eu posso dizer que besteira é algo inerente ao ser humano, é subjetivo, abstrato, íntimo e pessoal!


Portanto, voltando a 'fita'...: ser tolo, ser bobo, ser considerado um asno, e agir como tal, é algo que tem seu próprio significado, que é diferente para cada um, havendo aqui e ali uma ou outra coincidência de sentimentos...


Por exemplo: sentimentos...: alegria, tristeza, raiva, ódio, amor, paixão, carinho, e até mesmo indiferença! Para cada um, lá no seu inconsciente, tem uma representatividade diferente!
Tem quem tenha medo de palhaços! Que ironia esta! Medo de palhaços! Podem dizer que isto é uma besteira... mas para quem tem medo... isto não será nem perto de besteira! Pode até ser seu pior pesadelo!


Então, eu posso entender depois de tudo isso que na verdade "não existem besteiras". Ou melhor, existem diferentes besteiras! O que é besteira para uns, pode não ser para outros... Aquilo que é importante e claro para uns, pode ser algo totalmente sem nexo, e absolutamente complexo para outras pessoas! Tudo vai depender do estado de espirito, da sociedade da qual cada um faça parte, da história de vida de cada um...


Ou seja, não tem como escrever sobre besteiras sem levar para o lado sério e profundo do seu significado! A não ser que você trate tudo isso como uma grande besteira!
Mas perceba que algumas besteiras até nos servem como lição para grandes atos no futuro... e até ajudam a construir nosso ser!


Flávio Augusto Albuquerque

Nenhum comentário: