quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Sou negro

Eu sou negro.
Sou negro do cabelo "ruim",
Porque bom é assim!
Liso, encaracolado ou "tuim".
Meu cabelo é bom, isso sim!

Eu sou negro.
Negro amarelado,
Negro bronzeado,
Negro azulado.
É, negro em todo lado!

Eu sou negro.
Negro do olho preto,
azul, verde, ou caramelo.
Eu sou negro,
Nem por isso menos belo.

Eu sou negro.
Nem moreno, nem escuro. Negro!
Mulato, cafuzo, quilombola...
Chame como quiser.
Sou negro, até na bitola!

Eu sou negro.
Negro branco,
Negro loirinho,
Negro nórdico,
Negro pretinho.
Negro "porrote",
Negro afilado,
Ainda negro.

Eu sou negro.
Negro com sangue vermelho.
Negro. Nem melhor, nem pior.
Sou tão..., somente negro.

Eu sou negro.
Negro sim!
Negro bom!
Negro quente!
Negro do evangelho e do orixá.

Eu sou negro.
Sou negro e sei pensar.
Sou negro, e não escravo da cor, de verdade.
Sou negro, com orgulho, não com piedade.

Eu sou negro.
Eu e você!



20 de novembro - Dia da Consciência Negra


Flávio Albuquerque

Um comentário:

JJWebdesigner disse...

http://bhcidadao.com.br/eu-sou-negro/