sábado, 23 de novembro de 2013

“... Meu Brasil brasileiro...”

Fome, miséria, seca, saúde e educação precárias, são alguns dos problemas existentes desde o Império que continuam em voga até os dias atuais, e estão um tanto longe de serem resolvidos. A falta de consciência, solidariedade e amor ao próximo, aliados à bandidagem na política e o respeito à “esperteza” só contribuem para o empobrecimento geral, em todos os aspectos.

No Brasil, e em seus diferentes “brasis”, a impunidade e a corrupção alimentam a fome voraz desses monstros sociais. Pensar no hoje, pensar em si, não olhar para o próximo com olhar de amor e solidariedade mantém a atual estagnação em que vivemos. Algo mudou? Sim. Índices apontam que a inflação diminuiu (ops...voltou a aumentar!), a dívida externa zerou, classes sociais novas e letras foram acrescidas e criadas etc., porém a política do “pão e circo” continua vigente, quase como uma “cláusula pétrea” na nossa sociedade, mudando o nome do “pão”, do “circo”, mas sempre mantendo os cidadãos como os verdadeiros palhaços deste grande e triste espetáculo.

Num país extremamente rico em belezas naturais, em minério, petróleo, e culturas mil, vive-se em função praticamente de samba, carnaval, futebol e escândalos. Sim, escândalos! Para um povo que não lembra sequer em quem votou nas últimas eleições, um modo fácil e prático de “abafar” um escândalo é criar outro escândalo! Assim é o nosso “Brasil brasileiro”.

Um dos caminhos mais sólidos para a real mudança do atual quadro é algo de certo modo até simples de fazer, porém pouco interessante para quem está no poder: A educação! Ora, uma sociedade sem educação, ou pouco escolarizada, e sem cultura de ter conhecimento (por que não falar alienada?) torna-se muito mais fácil de ser manipulada e levada pela “maré”.


Um povo “que não pensa” e tem memória curta torna-se vulnerável às armadilhas e aos ataques nem sempre silenciosos dos governantes! A educação e a cultura estão associadas ao sentido da vida da população em geral! A educação direciona o povo ao rumo para conquistar a sua evolução e realização. A cultura irá contribuir para moldar, melhorar e aprimorar seus valores e atitudes em prol daquilo que será o objetivo da sua vida e do bem maior: a melhoria do país como um todo! Com investimento em educação, cultura, e a consequente elevação moral e a politização, poderemos deixar para as gerações vindouras um país melhor, mais culto e mais organizado do que o que temos hoje como nossa realidade!

Flávio Augusto Albuquerque

Texto premiado no Concurso Cultural ECOA CSL BH 2013







Nenhum comentário: