domingo, 24 de maio de 2009

Branco ou Negro? Quem se importa?


Conseguem ver esta foto? Ela não condiz com os tempos de hoje, não é?
Vejamos...
Esta foto é da década de 50, do século passado, e foi tirada no Sul dos Estados Unidos! Foi bem no auge da luta contra o racismo e preconceito naquele país, que atualmente tem o primeiro presidente negro da sua história!
Percebam que tem uma inscrição na parede, separando o bebedouro (melhorzinho) à esquerda para os brancos, e o outro parecendo uma torneira (à direita) para os "coloridos"... ou seja, negros, índios, latinos, etc...
Percebam que a idéia de ter separado um bebedouro para quem é branco e outro para quem não é, não é aceita hoje em dia! Pode ser considerada um absurdo!
Mas será que atualmente a coisa está tão diferente assim? Ou será que nós mascaramos essa discriminação com hipocrisias sociais? Nos dias de hoje ainda vemos uma sociedade dividida em "bebedouros" de pobres e ricos; magros e gordos; altos e baixos; bonitos e feios; héteros e "não-héteros"; religiosos e "não-religiosos"... e várias outras divisões e subdivisões dessas classificações...
Uma pessoa é aceita em um determinado grupo pelas roupas que veste, ou pelo estilo de vida que leva... Hoje em dia não temos mais bebedouros como os da foto separando brancos e "coloridos"... mas ainda temos uma sociedade que não oferece água para todos igualmente! Pensem nisso!!! E se perguntem... Em qual bebedouro você está bebendo água, e de qual você está oferecendo água ao vizinho?
(Flávio Augusto)

Um comentário:

Thiago Filipe disse...

Cor da pele ? FODA-SE!
adorei o blooog.
abraço.