domingo, 24 de maio de 2009

Branco ou Negro? Quem se importa?


Conseguem ver esta foto? Ela não condiz com os tempos de hoje, não é?
Vejamos...
Esta foto é da década de 50, do século passado, e foi tirada no Sul dos Estados Unidos! Foi bem no auge da luta contra o racismo e preconceito naquele país, que atualmente tem o primeiro presidente negro da sua história!
Percebam que tem uma inscrição na parede, separando o bebedouro (melhorzinho) à esquerda para os brancos, e o outro parecendo uma torneira (à direita) para os "coloridos"... ou seja, negros, índios, latinos, etc...
Percebam que a idéia de ter separado um bebedouro para quem é branco e outro para quem não é, não é aceita hoje em dia! Pode ser considerada um absurdo!
Mas será que atualmente a coisa está tão diferente assim? Ou será que nós mascaramos essa discriminação com hipocrisias sociais? Nos dias de hoje ainda vemos uma sociedade dividida em "bebedouros" de pobres e ricos; magros e gordos; altos e baixos; bonitos e feios; héteros e "não-héteros"; religiosos e "não-religiosos"... e várias outras divisões e subdivisões dessas classificações...
Uma pessoa é aceita em um determinado grupo pelas roupas que veste, ou pelo estilo de vida que leva... Hoje em dia não temos mais bebedouros como os da foto separando brancos e "coloridos"... mas ainda temos uma sociedade que não oferece água para todos igualmente! Pensem nisso!!! E se perguntem... Em qual bebedouro você está bebendo água, e de qual você está oferecendo água ao vizinho?
(Flávio Augusto)

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Você...


Sua voz em meu ouvido,

sua boca em minha boca,

sua pele em minha pele.


Olho pra seus olhos, que dizem

com sincera timidez,

que me ama, que me quer.


Seu jeito sem jeito

de dizer que sou seu

e que te completo,

que sou aquele com quem quer ficar.


Nossas essências, existências

unidas por uma vida inteira,

por quanto tempo tenha

a minha e a sua vida juntos.


Dia após dia,

após brigas e entendimentos,

cada vez mais

vejo que é você a quem eu quero.


(Flávio Augusto)